Mas o estudo mostrou justamente o contrário. Analisando o caso específico dos Estados Unidos, os pesquisadores descobriram que toda a frota de veículos leves do país poderia ser abastecida pelo sistema de geração de eletricidade já instalado, bastando apenas que o recarregamento dos veículos fosse feito à noite, fora do horário de pico. O sistema de geração de eletricidade funciona continuamente, mas a energia é virtualmente perdida à noite, quando a maioria das empresas e fábricas pára de trabalhar. Essa ociosidade seria suficiente para abastecer as baterias de 84% de 220 milhões de automóveis híbridos, a atual frota daquele país, que hoje funciona basicamente a gasolina, caso eles fossem movidos a eletricidade. As baterias para os atuais veículos híbridos podem armazenar facilmente a energia necessária para abastecê-los durante os cerca de 50 quilômetros da viagem típica que cada um faz diariamente. A capacidade disponível só não é maior porque a matriz de geração de eletricidade nos Estados Unidos depende muito de termoelétricas, que podem ter sua potência diminuída nos momentos de ociosidade. Para as partes do país que, como o Brasil, têm a maior parte da eletricidade gerada por hidroelétricas, a disponibilidade de energia fora dos horários de pico é superior ao necessário para recarregar a frota de veículos se todos fossem híbridos.
Fonte: http://www.para-raio.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=481
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