O projeto, chamado “Planta Piloto”, alia fontes alternativas de energia à programas de universalização de energia elétrica, possibilitando atender famílias ainda não abastecidas pelas redes convencionais de energia elétrica. A produção dos primeiros 11 dispositivos está sendo realizada no laboratório do Núcleo Tecnológico de Energia Solar (NT-Solar) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul.
Além dessas duas instituições, o projeto tem como parceiros a Petrobras, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE), e o apoio do Ministério de Minas e Energia e da Aneel.
Projeto e Investimentos
Com investimentos de R$ 6 milhões, o “Planta Piloto” está desenvolvendo também um plano de negócios para células solares e módulos fotovoltaicos, mercado de energia limpa que mais cresce no mundo, atingindo taxas de 85% ao ano. O objetivo do plano de negócios é despertar o interesse dos empresários brasileiros para que eles invistam e criem uma indústria instalada no país.
Energia Solar
A energia solar tem como característica ser sustentável, pois preserva o meio ambiente, é inesgotável e gratuita. Além disso, apresenta um grande potencial de geração de emprego e renda de alta qualificação por implicar no desenvolvimento tecnológico de uma indústria de ponta.
Um dos grandes obstáculos ao avanço da tecnologia, o seu custo, está sendo removido aos poucos. De acordo com os cálculos de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, em 2013, o valor do kWh produzido por módulos fotovoltaicos para residências será similar ao kWh gerado por outros tipos de fontes, em vários estados brasileiros.
Copyright © 2008 ABEE-MG | Todos os Direitos Reservados
Av. Álvares Cabral, 1600 - 2º Andar - CEP 30170-001 / Belo Horizonte-MG / Telefone (31) 3299 8718