Lançamento oficial da NBR 15920.

21/11/2011

Lançamento oficial da NBR 15920

17 de novembro de 2011

Profissionais da área elétrica e representantes de entidades do setor acompanharam o lançamento oficial da NBR 15920, uma nova norma brasileira que associa o dimensionamento elétrico das edificações à economia de energia e redução das emissões de CO2.

Aplicável em todas as instalações de baixa e média tensão e também para as redes de transmissão e distribuição de energia, a NBR 15920 foi criada por uma comissão de estudos formada junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e liderada pelo Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre), idealizador do Projeto Leonardo Energy.

A norma é fruto de um trabalho para que o redimensionamento da seção (diâmetro) do cabo elétrico promova menos perda de energia, reduzindo assim o consumo e, por consequência, o preço da conta de luz, além de diminuir a emissão de gases do efeito estufa, como o CO2.

Ela também serviu de base para o desenvolvimento de um software que dimensiona os circuitos elétricos das edificações, levando em conta aspectos de economia de energia e os efeitos positivos para o meio ambiente. “O software é direcionado a profissionais envolvidos com instalações elétricas e interessados em dimensionar circuitos elétricos com condutores de cobre de baixa tensão, até 1.000 volts, pelo critério de dimensionamento econômico descrito na NBR 15920, acrescido de uma metodologia de cálculo para determinação da redução da emissão de dióxido de carbono desenvolvida por técnicos no Japão”, explica o engenheiro Hilton Moreno, consultor do Procobre e responsável pelo software. O engenheiro também é autor do manual “Dimensionamento Econômico e Ambiental de Condutores Elétricos”, que traz os critérios de dimensionamento econômico para todos os tipos de instalação elétrica de baixa tensão, tanto prediais ou comerciais quanto industriais ou nas redes públicas de distribuição de energia.

Pelo fato de as normas brasileiras não terem caráter direto de lei, sua divulgação é fundamental. O objetivo do Procobre é mostrar que o investimento em seções de cabos elétricos maiores pode gerar mais economia e ganhos ambientais a médio e longo prazo. “Sabemos que quanto menor a seção do condutor elétrico, menor é seu custo inicial de aquisição e instalação, porém maior é o custo operacional durante sua vida útil”, destaca Moreno.

Copyright © 2008 ABEE-MG | Todos os Direitos Reservados
Av. Álvares Cabral, 1600 - 2º Andar - CEP 30170-001 / Belo Horizonte-MG / Telefone (31) 3299 8718

Sites profissionais para o seu negócio