Executivos da PSR recebem prêmios no Brasil e nos EUA.

25/05/2010

O consultor Mario Veiga, presidente da PSR, foi admitido, como comendador, na Ordem Nacional do Mérito Científico, na categoria Ciências Tecnológicas. A medalha será entregue na próxima quarta-feira, 26 de maio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A premiação é um reconhecimento pelas contribuições prestadas à Ciência e à Tecnologia, no ano de 2009. “Me sinto muito honrado. É uma condecoração feita por indicações de meus pares, por outros pesquisadores”, disse Veiga, que é membro da Academia Brasileira de Ciências.

Já Luiz Barroso, diretor técnico da PSR, receberá o o IEEE/PES Outstanding Young Engineer Award. A premiação é concedida, anualmente, a uma única pessoa de até 35 anos de todos os países que compõem o Institute of Electrical and Electronic Engineers. Na categoria, há o reconhecimento da qualidade de contribuições técnicas e participação destacada na liderança de atividades acadêmicas; em atividades humanitárias e voluntárias; e evidência clara de competência técnica através de publicações de impacto e liderança em projetos e atividades com a indústria na área de energia.

Barroso foi o primeiro sulamericano a ganhar o prêmio da Power anda Energy Society (PES), divisão de energia do IEEE. Essa foi uma das poucas vezes que o instituto concedeu o prêmio a um funcionário de empresa, já que o padrão é reconhecer a universidade.”O prêmio será importante para abrir novos horizontes para a pesquisa no Brasil e na America Latina como um todo em um setor que precisa de constantes inovações e desenvolvimentos”, disse o executivo.

Também concedido pelo IEEE, Mario Veiga receberá o prêmio Fellowship no Institute of Electrical and Electronic Engineers por sua contribuição de aplicação de otimização estocástica ao planejamento da expansão e operação de sistemas elétricos. Os*fellows *do instituto são um grupo de elite, no qual são reconhecidas as lideranças, que influenciarão nos rumos da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico nas áreas de elétrica e eletrônica em âmbito mundial. Apenas 1,5% dos quase 400 mil membros do IEEE são alçados ao grau de Fellow. Destes, 29 são da América Latina, sendo 19 brasileiros. “Esse é um reconhecimento a todas as atividades que venho fazendo no setor elétrico. É o reconhecimento de atividades de pesquisa que os pesquisadores brasileiros realizam”, avaliou Veiga em entrevista à Agência CanalEnergia.

As premiações de Veiga e Barroso serão entregues na conferência anual do IEEE, prevista para o dia 27 de julho, em Minneapolis (EUA).

NOTA: Notícia enviada por: Ricardo Cunha Perez [ricardo.cunhaperez2@gmail.com]

Fonte: Alexandre Canazio, da Agência Canal Energia, PeD e Tecnologia

Copyright © 2008 ABEE-MG | Todos os Direitos Reservados
Av. Álvares Cabral, 1600 - 2º Andar - CEP 30170-001 / Belo Horizonte-MG / Telefone (31) 3299 8718

Sites profissionais para o seu negócio